A ativista Zezé Motta e o escritor Sávio de Almeida serão homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares

12/10/2009 11:46 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Considerada uma das mais importantes militantes negras na articulação nacional, Maria José Motta de Oliveira tem criado uma maior projeção no tocante à expansão da cidadania social da população afro-brasileira.
Nascida em Campos (RJ), atriz e cantora brasileira, conhecida como Zezé Motta, é militante do movimento negro, presidente de honra do CIDAN (Centro de Informação e Documentação do Artista Negro) e atualmente ocupa o cargo de  superintendente da Igualdade Racial do governo do Rio de Janeiro. Uma mulher que não se cansa de trabalhar e militar pela igualdade de gênero e etnia.
Homem de forte consciência social o alagoano Luiz Sávio de Almeida traduz em suas pesquisas científicas, as diversas obras literárias, artigos de jornais,dentre outros a relevância da escrita/educação na re-construção da Memória e Identidade da população negra brasileira, alagoana como bem coletivo.
A participação social das personalidades acima citadas em movimentos culturais cujo eixo de ação é o combate ao racismo e aos mecanismos de exclusão sócio-econômica e política dos negros na sociedade contemporânea, levou o Projeto Raízes de Áfricas (Organização Não Governamental Maria Mariá) a propor junto aos poderes legislativos alagoanos a entrega da honraria.
Em sessão realizada em 06/10 e numa ação conjunta da Assembléia Legislativa de Alagoas e Câmara Municipal de Maceió, representados pelo deputado Judson Cabral e a vereadora Heloísa Helena foi aprovada por unanimidade a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares,líder negro que lutou pela igualdade social e contra o preconceito racial,para a militante Zezé Motta e ao alagoano Sávio de Almeida.
A cerimônia de premiação deverá acontecer em data previamente estabelecida no mês de novembro.

A Medalha do Mérito Zumbi dos Palmares


A Medalha do Mérito Zumbi dos Palmares, oferecida anualmente, foi criada pela Resolução nº 396 de 09/11/1995. Ela é entregue a personalidade que tenha, por qualquer meio ou iniciativa, prestado relevantes serviços em prol da preservação ou desenvolvimento da história ou das artes e cultura de Alagoas e contribuído para a igualdade racial.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..