Subestimam o potencial do Parque Memorial na busca de suprimir a história de um povo.

11/10/2009 21:41 - Raízes da África
Por Arísia Barros

 
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, fincado na Serra da Barriga( último reduto palmarino e patrimônio da humanidade, histórico, arqueológico,etnográfico e paisagístico), no município de União dos Palmares,estado de Alagoas, é um espaço privilegiado, equipamento âncora, com força matriz para nutrir e reafirmar o pacto político-social da quebra da hegemonia histórica, como também contar a saga de mulherese homens guerreiros, como, Zumbi dos Palmare que ergueu sua história no fundamento da igualdade como condição essencial para o equilíbrio humano..

Zumbi que acreditou na proposta da isonomia humana, a partir da redefinição do caráter igualatitário de cada pessoa, independente da cor da pele, daí surgiu o maior e o mais importante quilombo de todas as Américas:O Quilombo dos Palmares.
Zumbi foi um visionário, hoje herói do panteão nacional, que acreditou e lutou pela criação de um estado democrático de direito.
Acontecimento único em solo alagoano a inauguração do Parque (19 de novembro de 2007, portanto dois anos) criou expectativas de desenvolvimento do turismo sustentável, inserindo a comunidade local,oferecendo qualidade no atendimento e geração de trabalho e renda,visitas sistemáticas e organizadas de caravanas culturais,etc,etc,etc, entretanto é infinitamente lamentável que um investimento de enorme valor estratégico, histórico,financeiro e cultural venha sendo, paulatinamente, neutralizado com ações de tão pouca expressão, atrelada a conivência e omissão tanto do cidadão comum, como da classe acadêmica, poder público e sociedade civil organizada.
O ostracismo que hoje se encontra a história do parque é um simbolismo mais do que velado da estratégia política e ideologica de “ao não ter uma identificação estrutural com o passado, a negação do presente é consequencia natural”.
Subestimam o potencial do Parque Memorial na busca de suprimir a história de um povo.São os valores da hegemonia utilizando-se da burocracia gingatesca como artíficio para se obstruir caminhos do conhecimento e vivência da história.
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é um mecanismo catalisador de reflexões e debates e se bem administardo tem o poder de inserir a Serra da Barriga e Alagoas nas discussões nacionais ligadas à construção e o avivamento da identidade negra, através da cultura e história.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..