O Jornal Hoje, da rede Globo de Televisão mostrou na edição desta segunda-feira (05), o descaso da saúde pública em Alagoas. O alvo do telejornal foi o hospital geral construído pelo governo estadual em Santana do Ipanema, região sertaneja que nunca funcionou, mesmo tendo equipamentos.


O hospital construído há cinco anos tem viaturas e equipamentos novos no valor de aproximadamente R$ 3 milhões de reais, nove mil metros construídos, e nunca funcionou.


A reportagem do CadaMinuto conversou com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, que explicou o porquê do não funcionamento. "Os equipamentos que já estão no hospital estão orçados em 1,5 milhão. A segunda etapa também custará aos cofres públicos o mesmo valor. Existe também o projeto de transferir o hospital municipal de Santana do Ipanema, já que é Gestão Plena de Saúde para a nova sede do hospital geral Clodolfo Rodrigues de Melo, a maior preocupação é garantir recursos para o funcionamento", explicou a assessoria.

Ainda de acordo com a assessoria, o governo viabiliza e acredita em um consórcio das 26 prefeituras do Sertão, para garantir o funcionamento do hospital no ano que vem. Enquanto isso não acontece, pacientes vindos da região superlotam a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly de Almeida, localizada em Arapiraca e o Hospital Geral do Estado, em Maceió.