O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, passou mal durante a madrugada desta quarta-feira, dia 30, e está sendo submetido a novos exames no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul, onde está internado desde o último dia 23 de setembro.

A informação foi prestada pela assessoria de imprensa do hospital. Niemeyer foi submetido a uma cirurgia para a retirada da visícula na última quinta-feira, dia 24.

De acordo com o hospital, os médicos ainda não sabem o que teria provocado as dores. O resultado dos exames deve ser anunciado ainda esta tarde, estando prevista a divulgação de um boletim médico para as 19h de hoje.

Segundo o Hospital Samaritano, Niemeyer está lúcido e respirando normalmente, sem a ajuda de aparelhos. O arquiteto permanecia até a terça-feira (29) na unidade intermediária hospital. Ainda não há previsão de alta.

Niemeyer foi internado na semana passada com dores abdominais. Exames mostraram comprometimento da vesícula biliar e abscesso no fígado. A cirurgia - para retirada da vesícula e drenagem do abscesso hepático – foi realizada por videolaparoscopia na quinta-feira (24). No início da tarde de sábado (26), Niemeyer saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).