Inspiradas no visual da atriz Taís Araújo, a Helena da novela "Viver a Vida", muitas mulheres tomam coragem e assumem o cacheado natural do cabelo - parece que chegou a hora de parar de fazer escova progressiva e de aposentar o secador.

 

Para ficar com os cabelos cacheados, a atriz mudou a cor dos fios e colocou megahair. As madeixas vieram do Haiti, e tem 40 centímetros de comprimento. Para manter os fios cacheados e hidratados, ela garante não ter trabalho algum.

“Acordo, coloco um reparador e vou pra rua. Curto muito meu cabelo assim”, contou Taís.


Para que os cabelos cacheados sejam assumidos sem trauma, inúmeros produtos específicos estão disponíveis no mercado. Os especialistas acrescentam que o corte certo ajuda a valorizar os cachos.

“O importante é valorizar a textura do cabelo, resgatar o cacho. Depois o trabalho é achar o corte ideal e usar os produtos certos para cada tipo de cabelo encaracolado”, afirma a coordenadora técnica do salão Beleza Natural, Adriana Lobão.

Cansada de alisamentos, a analista de processos Rosimary Britto teve que resgatar a textura natural de seu cabelo. “Estava com o cabelo muito danificado. Recorri a Sônia Nesi, minha cabeleireira há 20 anos, e disse que queria voltar às origens. Agora uso ele natural, e adoro”, contou.

A decisão de deixar lado a ditatura do cabelo liso aconteceu quando Rosimary percebeu que, em função do secador, teria que mudar sua rotina.

“Hoje eu lavo meu cabelo todo dia, porque faço atividade física. Se tivesse que mantê-lo liso, teria que mudar minha rotina só para secá-lo”, disse.

Defensor dos cabelos naturais, o hairstylist Hans trabalha para convencer suas clientes de que os cabelos cacheados podem ser bonitos e práticos. Ele garante que depois de muita resistência, quem aprende a conviver com os cachinhos não quer mudar mais.

“O cabelo natural ondulado, crespo ou cacheado não tem regra. É o símbolo da mulher brasileira”, disse.
A estudante Julia Valladão, de 18 anos, é a única entre suas amigas que usa cabelo cacheado e curto. Diferente de todas as meninas de sua idade, nunca fez alisamento.

“Não me deixei influenciar pela moda do cabelo liso. Adoro meus cachos. Sempre tive cabelos longos, mas há três anos resolvi radicalizar e cortar. Deu super certo”, contou.

Julia diz que não está só: garante que seu namorado é fã número um de seus cachinhos.

“Ele disse que me notou quando cortei o cabelo e meus cachos ficaram mais aparentes. Acho que foi porque passei a ser diferente da maioria das meninas”, disse.

Liso a qualquer hora

A jornalista Juliana Nunes diz que, para manter os cachos bonitos, é indispensável um bom corte e a hidratação certa. No seu caso, isso não seria possível se há 15 anos ela não tivesse conhecido Hans.


“Tento manter meus cabelos hidratados ao máximo, já que madeixas ressecadas deixam o cacho sem forma. E o corte deixo na mão do Hans. Ele sabe o que vai ser prático, e pra mim isso é imprescindível”, afirmou.

Ela acredita que a grande vantagem de ter cabelos cacheados é a possibilidade de fazer escova e ter as mechas lisas quando bem entender. “Quando tenho uma festa eu faço escova. Fico com o look diferente rápido, e no dia seguinte volto a praticidade dos meus cachinhos”, disse.