Tesouro viking é vendido por quase US$ 2 milhões

28/08/2009 14:45 - Eventos
Por UOL

Um importante tesouro de joias e moedas de vikings desenterrado na Inglaterra em 2007 por uma equipe de caçadores de tesouro, composta de pai e filho, foi comprado por dois museus e será posto em exposição em setembro.

Avaliado em 1,1 milhão de libras (1,8 milhão de dólares) e datado de mil anos atrás, o tesouro do Vale de York inclui objetos do Afeganistão, Irlanda, Rússia e Escandinávia, chamando a atenção para o alcance global dos contatos culturais na Idade Média.

O Fundo dos Museus de York, no norte da Inglaterra, e o British Museum, de Londres, compraram o tesouro, que descrevem como a descoberta mais importante do tipo feita nos últimos 160 anos na Grã-Bretanha.

O tesouro inclui 67 objetos e 617 moedas, muitos contidos num recipiente de prata, folheado a ouro, feito na Europa na metade do século 9. O recipiente provavelmente foi feito para ser usado em cerimônias da igreja. Acredita-se que tenha sido roubado de um mosteiro por vikings ou entregue aos vikings como tributo.

O tesouro inclui moedas relacionadas ao islã e à religião pré-cristã dos vikings, além de outras ligadas ao cristianismo. Especialistas acreditam que ele foi enterrado por um líder viking rico durante os distúrbios que se seguiram à conquista do reino viking de Northumbria pelo rei anglo-saxão Athelstan, em 927.

O exército viking conquistou Northumbria em 869, e a região passou quase 60 anos sob o domínio dos vikings. O tesouro é o maior e mais importante tesouro viking encontrado na Grã-Bretanha desde 1840, quando foi encontrado em Cuerdale, Lancashire, um tesouro com mais de 8 mil objetos.

Para Davide Whelan e seu filho Andrew, que fizeram a descoberta, foi a realização do sonho de caçadores de tesouro. Eles encontraram os objetos em janeiro de 2007 num campo próximo a Harrogate, usando detectores de metal, e relataram a descoberta às autoridades, como manda a lei. Eles vão dividir o dinheiro da venda do tesouro com o dono das terras onde a descoberta foi feita.

Os objetos mais importantes do tesouro serão exibidos no Museu de Yorkshire, em York, de 17 de setembro a 1º de novembro, passando então para o British Museum.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..