Maceió decreta verão antecipado, em setembro, com várias atividades

24/08/2009 13:26 - Eventos
Por Portal Fator Brasil
Image

No Brasil, o dia 21 de dezembro marca o início oficial do Verão. Mas os estados do Nordeste aproveitam o feriado de 7 de setembro para decretar antecipado a abertura da estação mais quente do ano, e preparam uma programação especial para o período. Manifestações culturais, boa gastronomia, esportes, festivais de música e festas literárias esperam os turistas que devem invadir a região, em busca do calor e paisagens paradisíacas.

Na praia da Pajuçara, em Maceió, o Stand Up Paddle Surf está se tornando febre e promete ser o hit do verão na capital alagoana. O esporte é praticado com prancha de 11 pés, com grande flutuabildidade, capaz de aguentar facilmente uma pessoa em pé. De remo em punho, turistas e maceioenses estão descobrindo uma maneira mais divertida de chegar às piscinas naturais. “A procura tem sido intensa por parte dos locais e visitantes, pois a modalidade não exige muito preparo físico. Além disso, o mar de Alagoas é cortado pela segunda maior barreira de corais do mundo, por isso Maceió oferece condições ideais, com águas calmas e um cenário de cair o queixo.”, revela Guilherme Bomeny, proprietário da Waterhouse, empresa responsável pelo aluguel do equipamento.

Na paradisíaca Ipioca, a 20 minutos do Centro, o badalado bar Hibiscus é o ponto de encontro dos jovens descolados da cidade. O lugar oferece uma infraestrutura completa para os visitantes, com mesas de praia, sofás, redes e espreguiçadeiras. O cardápio conta com criativos pratos à base de frutos do mar, carnes e aves. O pôr do sol das sextas, sábados e domingos serão embalados ao som de bandas de música instrumental. À noite, o samba de raiz entra em cena e promete colocar todo mundo para dançar até as primeiras horas da manhã.

Quinzenalmente, aos domingos, o espaço Posto 7, na praia de Jatiúca dá espaço aos músicos da cidade e grupos de folguedos típicos se apresentarem, dentro do projeto Viva Cultura. A iniciativa da Secretaria de Promoção e Turismo de Maceió (SEMPTUR) e da Fundação Municipal de Ação Cultural tem como objetivo mostrar aos visitantes e moradores a pluralidade das manifestações culturais desenvolvidas na cidade, bem como o talento dos novos expoentes da música de alagoas.

Pernambuco - Em Pernambuco, o calendário agitado da alta temporada começa com o a Mostra Internacional de Música de Música em Olinda (Mimo), que vai de 1 a 7 de setembro. A programação conta com importantes nomes da música mundial, como os cubanos do Buena Vista Social Club, que se apresentam em um palco aberto na Praça do Carmo, no sítio histórico da cidade. Na segunda quinzena da setembro, o Festival Roda de Boteco anima os bares da cidade com uma disputa acirrada para ver quem leva o prêmio nas catergorias de melhor tira-gosto, melhor serviço de bebida, melhor garçom e maior higiene.

No dia 19 de setembro, a largada da XXI Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) – a maior prova oceânica do Brasil – deve reunir mais de três mil pessoas na praça do Marco Zero, para uma grande festa. Cem barcos oriundos de cinco países participam da competição. No dia posterior, a Parada da Diversidade reúne o público LGBT e anima a orla de Boa Viagem.

Em outubro, é a vez do Festival Bar em Bar movimentar a capital pernambucana – terceiro polo gastronômico do país. A programação do mês é intensa e ainda conta com o Festival de Dança do Recife, a Bienal do Livro de Pernambuco, o Festival de Circo do Brasil e a 13ª Casa Cor Pernambuco, que será montada no armazém 11 do Porto do Recife e apresentará formas contemporâneas de morar e viver bem, em 42 ambientes.

No mês seguinte as atenções se voltam para Porto de Galinhas. Entre os dias 5 e 8 de novembro o balneário se torna a capital nacional da literatura, com a V Fliporto – Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas. Este ano o evento vem com uma programação mais compacta e celebra os escritores Iberoamericanos. Entre os nomes que vão marcar presença estão Laurentinno Gomes e Eduardo Galeano. O evento funciona de forma descentralizada e oferece discussões literárias, programação infantil, circuito gastronômico e shows noturnos gratuitos. Entre as atrações já confirmadas, Arnaldo Antunes, que deverá embalar os turistas com pocket show na praça principal de Porto de Galinhas.

Em Fernando de Noronha, o mês de setembro marca o fim do período de chuvas. O arquipélago é um dos destinos de verão mais desejados do mundo. E não é mais para menos: em seus parcos 17Km2 de área, a ilha é capaz de concentrar uma impressionante quantidade de lugares paradisíacos. Além de relaxar, em Noronha também é possível conseguir uma boa dose de aventura. A trilha do Capim Açu, que dura de 4 a 6 horas para ser completada, é a menos explorada e guarda resquícios da vegetação local original, devastada quando a ilha abrigou um presídio para presos políticos. O trajeto está dentro da área do Parque Nacional Marinho e deve ser feito com auxílio de um condutor qualificado.

O Planasub - um esporte náutico 100% noronhense - é opção para quem deseja se aventurar no mar, sem encarar cilindros de oxigênio e grandes profundidades. Trata-se de uma prancha de fibra, anatomicamente construída para ser guiada por uma pessoa enquanto é rebocada por um barco. A brincadeira proporciona a sensação de voar dentro d’água, enquanto se observa a rica fauna e flora marinha do arquipélago.

Paraíba - A cultura também dá o tom do verão em João Pessoa, capital da Paraíba. Em setembro, o Circuito das Praças leva shows de artistas locais, apresentações de artistas populares, encenações de teatro e recitais de poesia para 14 praças, espalhadas nos diversos bairros da cidade, sempre às 20h.

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes intensifica a agenda de atrações artísticas a partir de setembro para receber os turistas. Estão programadas shows de jazz, música instrumental, grupos de percussão. No mês seguinte, o Outubro do Teatro invade as ruas e os palcos de João Pessoa, trazendo grupos locais e companhias convidadas de outros estados.

Fundada em 1585, a capital paraibana revitalizou o centro histórico, que exibe casario colorido e igrejas centenárias, como o complexo barroco de São Francisco. Na parte velha há uma grande quantidade de monumentos, prédios e igrejas que recontam a história de uma Paraíba guerreira. Dentre eles, merecem destaque pelo incalculável valor artístico a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antonio, que começaram a ser construídos em 1589, quatro anos depois da fundação da cidade. Atualmente, o conjunto funciona como centro cultural e abriga exposições de todos os tipos.

João Pessoa também conquista pelo paladar, com uma culinária peculiar. Na praia de Manaíra, o restaurante Mangai é a catedral da cozinha nordestina e já virou ponto turístico da cidade. O lugar tem decoração rústica, que lembra um armazém, e garçons vestidos de cangaceiros. O bufê é de encher os olhos (e a barriga também) e traz uma grande quantidade de opções, dos clássicos nordestinos, como a tapioca e a carne de sol, até os mais exóticos, como buxada de boi.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..