MP ainda não encontrou irregularidades cometidas por Sarney, diz procurador

03/08/2009 23:53 - Política
Por teresa
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta segunda-feira (3) que, até o momento, o Ministério Público Federal (MPF) não detectou qualquer irregularidade cometida pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), nos inquéritos abertos para investigar supostos atos ilegais ocorridos na Casa.

“Nada que tenha sido verificado pela Procuradoria da República no DF, que quando constatar o envolvimento de qualquer autoridade sujeita a jurisdição do Supremo encaminhará o assunto ao procurador-geral. Isso não foi feito até agora”, afirmou Gurgel.

Sarney é alvo de 11 pedidos de investigação que devem ser analisados pelo Conselho de Ética do Senado, que realizará reunião na quarta-feira (5). A divulgação de gravações que ligam o presidente do Senado aos atos secretos tornou a situação de Sarney delicada à frente da presidência da Casa, já que diversos parlamentares pedem sua renúncia ou afastamento.

As investigações realizadas pelo MPF que envolvem o Senado só chegarão ao procurador-geral da República caso seja constatada alguma irregularidade cometida por autoridade com foro privilegiado.

“Até o momento, nada existe que firme a atribuição do procurador-geral da República ou do Supremo Tribunal Federal. A investigação e apuração estão sendo conduzidas normalmente pela Procuradoria da República no DF”, disse. “Nestes procedimentos poderão surgir, se for o caso, indícios da participação de parlamentares”, completou o procurador.

A Procuradoria da República no DF investiga supostas irregularidades no âmbito do Senado, como a prática do nepotismo, existência de contas bancárias secretas, uso irregular de passagens aéreas e publicação de atos secretos. Já o suposto desvio de verbas públicas destinadas à Fundação José Sarney é investigado pelo Ministério Público Federal no Maranhão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..