Avaliação positiva do governo Lula despenca no Nordeste, revela pesquisa

08/05/2024 09:24 - Política
Por Redação
Image

Na avaliação recente do desempenho do governo Lula (PT) na região Nordeste, tradicional reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um novo quadro se desenha.  

De acordo com a última pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), a aprovação registrou uma queda significativa, caindo para 48%, marcando a primeira vez que fica abaixo dos 50% nessa região. 

Vale lembrar que o Nordeste foi o único bastião onde Lula superou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022.

Os números revelam uma visão mais detalhada: 30% dos eleitores no Nordeste consideram a gestão federal 'regular', enquanto 21% a veem de forma 'negativa'. Apenas 1% não se pronunciou sobre o assunto.

A análise segmentada por região aponta que o Sul e Sudeste apresentam as maiores taxas de rejeição ao governo federal. No Sul, 41% o avaliam negativamente, enquanto 34% o veem de forma positiva e 25% o classificam como regular. No Sudeste, 41% têm uma visão negativa da gestão atual, contra 34% de avaliação positiva.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, as avaliações se estabilizam: 34% consideram a administração 'regular', 33% a veem de forma negativa e 30% a avaliam positivamente. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, todas as avaliações são estatisticamente equivalentes.

Esses dados refletem a tendência geral de avaliação do governo Lula e da atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente à administração federal. 

De acordo com a mesma pesquisa, a avaliação positiva dos brasileiros sobre a administração federal teve uma nova variação negativa, caindo de 35% para 33% em relação a fevereiro deste ano. Por outro lado, a avaliação negativa sobre o governo Lula passou de 34% para 33% no mesmo período. Outros 31% consideram a gestão petista como regular.

Este é o quarto recuo consecutivo da avaliação positiva do governo Lula registrado pelo instituto Genial/Quaest desde agosto de 2023, quando atingiu seu ápice de aprovação, com 42%. Naquela época, a avaliação negativa do governo era de 24%. 

Além disso, a pesquisa mostra que 50% dos eleitores aprovam o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente à administração do governo, enquanto 47% desaprovam. Apenas 3% dos entrevistados não souberam responder.

Esses dados foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada com 2.045 eleitores, no período de 2 a 6 de maio, com uma margem de erro de 2.2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..