Continuam os treinamentos da Nota Fiscal Alagoana. Na manhã desta terça-feira (07), mais um grupo de contabilistas e contribuintes esteve na sede da Secretaria de Estado da Fazenda para tirar suas dúvidas a respeito do programa. A atividade, comandada pelo técnico Marco Aurélio Zangrando Toneli, acontece durante todo o mês de julho, no auditório da Sefaz.

Um dos principais assuntos de hoje foi a apresentação de arquivos antigos. “O cálculo de quanto o consumidor irá receber é feito em cima do valor recolhido pleo comerciante. Por enquanto, o sistema da NFA ainda está aberto para o envio de notas/cupons fiscais que apresentaram alguma irregularidade e não foram enviadas a Sefaz no prazo previsto na Instrução Normativa 021/2009, mas logo será bloqueado, pois a Sefaz terá que calcular os valores dos créditos a serem pagos a cada consumidor, no mês de outubro/2009”, afirma Marco Aurelio.

O treinamento ainda abordou outras questões, como o recadastramento de senhas e a legislação relativa à NFA. O objetivo da iniciativa é responder questões levantadas por empresários e contadores. Durante os encontros, os presentes ainda podem entrar no sistema e testar caso a caso, se necessário, além de conhecer um pouco mais a respeito dos manuais e aplicativos disponibilizados para eles.

Para o técnico da Fazenda, a atividade tem sido satisfatória. “Além de tirar as dúvidas, também tenho procurado fazer apresentações sobre a NFA. Pelo que tenho visto, estamos conseguindo responder a muitas questões, mas é essencial que os contribuintes continuem vindo, caso tenham dúvidas estamos a disposição”, acrescenta.