A noite deste domingo (21) foi de pânico para uma família que reside na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro. Durante um jantar, oito pessoas foram surpreendidas pela ação de dois homens armados, que invadiram a residência e fizeram a família refém.

O assalto ocorreu por volta das 19h30. O proprietário da casa, um idoso de 67 anos, estava na varanda quando percebeu a entrada de dois homens. "A porta da casa sempre fica aberta. Os criminosos já invadiram a casa dizendo que era um assalto, mandando o meu sogro se levantar", disse Karinne Nascimento, nora da vítima.

A dupla, que não usava capuz, rendeu todas as pessoas e perguntaram sobre o proprietário do Mercadinho Recife, que pertence a um dos filhos do dono da casa. Os assaltantes revistaram todos os compartimentos da residência em busca do dinheiro do mercadinho. Além disso, os criminosos levaram aparelhos celulares e carteiras. "O que eles queriam mesmo era o dinheiro. Foram assaltar no intuito de levar o valor que havia sido apurado durante o dia no mercadinho", afirmou uma das vítimas.  

Antes de deixarem a residência, os assaltantes trancaram as vítimas num banheiro e disseram que só deveriam sair após 10 minutos. Os criminosos fugiram num dos carros que estavam na casa, mas devido a uma trava de segurança no veículo, só conseguiram andar 300 metros, abandonando o automóvel nas proximidades de uma pousada.

As vítimas foram liberadas do local por um vizinho que ouviu os gritos de "socorro". A polícia foi acionada, mas somente uma hora após o assalto, chegaram na residência. Apesar de realizar rondas pela região, ninguém foi preso. Com medo, a família prefere não se identificar. "Meus sogros ficaram muito assustados. Eles disseram que os bandidos tinham boa aparência. Um deles é moreno e o outro branco. Eles acreditam que os dois não sejam daqui, devido o sotaque", explicou a nora.

Há 15 dias, o Mercadinho Recife foi alvo da ação de bandidos. Na ocasião, dois homens armados invadiram o local, renderam funcionários e levaram o dinheiro do estabelecimento.

Violência

A constante onda de assaltos que vem ocorrendo na Praia do Francês está tirando o sono da população local. Os moradores reclamam da falta de policiamento e alegam que várias solicitações já foram feitas ao prefeito da cidade, Cristiano Matheus.

Segundo Karinne, que também é proprietária de um estabelecimento comercial na região, a insegurança impera no local. "Agora há pouco conversei com o prefeito. Ele informou que a questão do policiamento é uma responsabilidade do Governo do Estado. A praia do Francês tem um prédio onde funcionava a delegacia da cidade, que atualmente está desativado", informou.

A comerciante disse ainda que foi informada pelo prefeito que uma solicitação foi feita ao governo para que fossem enviados policiais para fazer a segurança, mas ainda não obteve nenhuma resposta. "O prefeito disse ainda que a prefeitura pode garantir além do prédio, a alimentação e o combustível dos militares. Enquanto nada é feito, nossas famílias ficam a mercê dos bandidos", desabafa.