Faleceu nesta segunda-feira (8), em Arapiraca, o historiador Zezito Guedes. Ele estava com 89 anos. 

Zezito Guedes era escultor, poeta, folclorista, historiador e mestre da Cultura Popular, detentor de saberes do povo arapiraquense.

Natural de Jurú, interior da Paraíba, e de nome José Gomes Pereira, “Zezito Guedes” é a sua alcunha desde que o escritor Ariano Suassuna o chamou assim em solenidade no Recife, em 1974.

Apaixonado pela Terra de Manoel André, fez de Arapiraca o seu ninho e refúgio artístico e investigativo. Como pesquisador, publicou os livros “Arapiraca Através do Tempo” e “Cantigas das Destaladeiras de Fumo”, tendo também diversos trabalhos publicados pela Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.

Em 2013, ele recebeu o registro de Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Já o Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, no antigo prédio da Prefeitura de Arapiraca, existe desde 2009 e é diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

Autodidata, Zezito se interessou pela arte desde a juventude, época que trabalhou como protético, para garantir o sustento.

Com cerca de 30 anos, descobriu a escultura. Foi nessa área que fez diversas obras, utilizando madeira, gesso, ferro e pedra. Suas produções foram expostas em diversos salões de arte em todo o Brasil, sempre recebendo aclamações. “Comecei a trabalhar com gesso, desde os 15 anos”, relatou.

Como pesquisador, destacam-se as obras “Cantigas das destaladeiras de Fumo” e “Arapiraca através do tempo”. Ele possui diversos trabalhos publicados ainda pela Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.

Respeitado no meio intelectual, costuma ser incluído no grupo de grandes artistas nordestinos. Prova disso é uma declaração feita pelo estudioso Ariano Suassuna e registrada no Museu Zezito Guedes: “Com Zezito, surge, mais uma vez, a confirmação daquilo que vivo dizendo a respeito do Nordeste e do nosso grande povo: ambos têm reservas maravilhosas de invenção e criação”.

Museu Zezito Guedes

Situado em um dos pontos privilegiados do Centro de Arapiraca, o museu, inaugurado em 2009, possui espaço de exposições permanente e um amplo acervo que reconstrói a vida de seu patrono com objetos, fotografias, registro da vida e obras do pesquisador, além de material histórico sobre origem e formação sociocultural da cidade de Arapiraca, baseado na obra “Arapiraca Através do Tempo”, de Zezito Guedes.