Três dias depois de comemorar o título paulista no Pacaembu, o Corinthians voltou a fazer festa no estádio municipal. E graças a Ronaldo e seu poder decisivo. Na noite desta quarta-feira, a equipe sofreu no começo, mas se classificou às quartas-de-final da Copa do Brasil ao vencer o Atlético-PR por 2 a 0. Os dois gols foram anotados pelo Fenômeno.

Como havia perdido o primeiro duelo por 3 a 2, em Curitiba, o Corinthians avançou por ter conseguido melhor saldo de gols. Agora, o time alvinegro espera o vencedor do confronto entre Fluminense e Goiás, nesta quinta, para conhecer seu próximo adversário no "atalho" para a Copa Libertadores de 2010.

Ovacionado de maneira diferente desde quando seu nome foi anunciado no placar eletrônico, Ronaldo não decepcionou os mais de 33 mil torcedores que foram ao Pacaembu. Fez dois gols e agora totaliza dez em 13 partidas. Ele ainda não havia estufado as redes na Copa do Brasil.

O Corinthians começou o jogo com duas baixas importantes: William e Elias, lesionados, sequer foram para o banco de reservas. Com Diego e Boquita entre os titulares, o time alvinegro perdeu um pouco de entrosamento, mas fez a pressão esperada.

No primeiro tempo, o Corinthians atacou e o Atlético-PR se defendeu. A equipe paulista teve o domínio do jogo nos 45 minutos iniciais. Desde o início, encontrou dificuldades para furar o bloqueio rubro-negro e por isso arriscou chutes de longe. Aos poucos, passou a entrar na área adversária pelo meio.

André Santos teve a melhor chance após passe de Douglas, mas a desperdiçou chutando sobre o goleiro. Jorge Henrique e Ronaldo também apareceram bem e ameaçaram Gallato, que parou o disparo de esquerda do Fenômeno.

O Atlético-PR apostou nos contra-ataques e teve uma oportunidade clara. Wallyson viu Felipe fazer desvio antes de a bola bater na trave. "Precisamos colocar mais a bola no chão, estão entrando muitos passes. Tenho certeza que o nosso gol vai sair", resumiu Douglas, otimista, no intervalo.

O positivismo do camisa 10 corintiano deu certo, mas não foi sem susto. O Atlético quase fez o primeiro gol com Wallyson, que errou o alvo. Do outro lado, porém, Ronaldo não errou. Mais do que isso, mostrou por que faz a alegria dos corintianos.

Primeiro, aos 10min, ele fez o papel de pivô fora da área, conseguiu o giro e abriu o placar com chute preciso, no canto direito. Aos 23min, desta vez dentro da área, ele tentou drible ousado e foi derrubado. O próprio Ronaldo bateu o pênalti, com categoria, e ampliou: 2 a 0.

Depois disso, a festa alvinegra tomou conta do Pacaembu. O Atlético-PR esboçou uma pressão, sem sucesso. Enquanto isso, a torcida corintiana soltou gritos de "olé" e "eliminado", provocando os atleticanos. E Ronaldo, mais uma vez, deixou o gramado como o herói da noite.

CORINTHIANS 2 X 0 ATLÉTICO-PR

Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, Diego e André Santos (Wellington Saci); Cristian, Boquita e Douglas (Fabinho); Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Morais)
Técnico: Mano Menezes

Atlético-PR
Gallato; Gustavo (Renan), Rhodolfo e Antônio Carlos; Raul, Chico, Jairo (Júlio César), Marcinho e Márcio Azevedo; Rafael Moura e Wallyson (Jorge Preá)
Técnico: Geninho

Data: 06/05/2009 (quarta-feira)

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição (RS) e José Antônio Chaves Filho (RS)

Público: 32.252 pagantes (33.537 no total)

Renda: R$ 1.049.854,00

Cartões amarelos: Jorge Henrique, Diego, Cristian (COR); Rhodolfo, Gustavo, Raul, Antônio Carlos (ATL)

Gols: Ronaldo, aos 10min e aos 23min do segundo tempo