As semifinais do Campeonato Paulista prometem ter estádios lotados, grandes jogos e muita rivalidade. As quatro maiores torcidas do estado estão representadas na fase decisiva, algo que não ocorria desde 2000. Neste domingo, o Santos sofreu, mas conseguiu a última vaga, juntando-se a Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Na parte inferior da tabela, Noroeste, Guarani, Marília e Guaratinguetá caíram, enquanto as quatro equipes que subiram no ano anterior conseguiram continuar na elite.

O Santos se classificou em quarto lugar e por isso irá enfrentar o Palmeiras. O outro duelo será entre São Paulo e Corinthians. As equipes do Palestra Itália e do Morumbi terão a vantagem de jogar por dois empates e de fazer a segunda partida da semifinal em suas casas.

Nesta segunda-feira, uma reunião na Federação Paulista de Futebol com as diretorias dos quatro clubes definirá as datas das semifinais e os estádios que receberão os clássicos. Os dois finalistas serão conhecidos após jogos nos próximos dois finais de semana.

A expectativa é que a primeira semifinal entre Santos e Palmeiras ocorra na Vila Belmiro. Já o primeiro duelo entre Corinthians e São Paulo deve ser realizado no Pacaembu, embora exista um temor tricolor de que a diretoria alvinegra leve a partida para o interior do estado.

Isso complicaria o planejamento do São Paulo, envolvido também na Copa Libertadores. Entre as duas semifinais do Paulista, o clube do Morumbi viaja até a Colômbia para enfrentar o Independiente de Medellín no dia 15.

Entre os quatro classificados, o Corinthians é o único que ainda não perdeu neste Estadual. No entanto, o Palmeiras ostenta a melhor campanha da primeira fase, com aproveitamento de 77% dos pontos disputados. O Santos, por sua vez, levou a melhor na disputa com a Portuguesa graças ao saldo de gols.

As duas equipes empataram com 37 pontos, mas o clube do litoral ficou com saldo positivo de 11 gols, contra dez da Portuguesa. Até os 38min do segundo tempo do jogo contra a Ponte Preta, neste domingo, o Santos perdia por 2 a 1, mas no final Kléber Pereira fez dois gols (já havia anotado o primeiro), assegurou a virada e levou o time às semifinais.

Na outra ponta da tabela, Noroeste, Guarani, Marília e Guaratinguetá não tiveram motivos para comemorar. Os quatro foram rebaixados e jogarão a Série A-2 de 2010. Já as quatro equipes que subiram no ano passado conseguiram se manter na elite estadual: Santo André, Oeste, Mogi Mirim e Botafogo, aumentando a renovação de clubes na primeira divisão.