Graças aos resultados da penúltima rodada da Taça Rio, o clássico entre Flamengo e Fluminense, neste domingo, às 16 horas, no Maracanã, ainda tem muito em disputa. A partida vai definir a classificação ou não do clube rubro-negro no Grupo B, assim como a posição do Fluminense na Chave A, determinando assim os cruzamentos das semifinais do segundo turno do Campeonato Carioca.



Esta é uma das razões que levaram o técnico Carlos Alberto Parreira a mudar de ideia e mandar o que tem de melhor para enfrentar os rivais. No início da semana, ele chegara a cogitar escalar um time misto, como fez no empate com o Boavista. Como terá uma semana inteira sem jogos até as semifinais, optou por mandar os titulares em campo. Entre eles, o atacante Fred.



?Vou decidir o time para o Fla-Flu apenas no sábado, mas quero uma equipe mais encorpada, com mais ritmo de jogo, pensando nas semifinais?, disse Parreira, já considerando a possibilidade de um novo encontro entre as equipes na semifinal.



O técnico tricolor, porém, já antecipou que Fred disputará o clássico, pelo menos por 45 minutos. Ele está recuperado de contusão na virilha. ?Esse jogo é para pegar ritmo e por isso existe a possibilidade de jogar um tempo só, mas estou querendo muito ficar os 90 minutos em campo. Eles vão avaliar ao longo do jogo se devo ficar um pouco menos?, comentou Fred. ?Estou 100%, sem sentir nenhuma dor e esses dias foram bons para fortalecer a minha musculatura?.



Se nas Laranjeiras a classificação já está garantida e o jogo é visto como um apronto para a fase eliminatória, na Gávea a situação é um pouco mais complicada. O técnico Cuca foi forçado a fazer uma série de mudanças na equipe. Ao todo, são cinco suspensões. Bruno, Ibson, Juan, Leonardo Moura e Aírton, nenhum deles poderá atuar. Para piorar, o meia-atacante Zé Roberto lida com problemas musculares e dificilmente estará em campo.



Assim, como teria mesmo que escalar um time misto, Cuca decidiu poupar também Fábio Luciano e Willians, pendurados com dois cartões amarelos, para que não fiquem de fora de uma possível semifinal.



O técnico rubro-negro não fez mistério e definiu o time no treinamento da última sexta-feira. Welinton entra na zaga, Egídio ocupa a vaga de Juan na esquerda, enquanto Toró, Jônatas, Kleberson e Fierro compõem um inédito meio-de-campo.



Apesar de a eliminação no clássico ser possível, ninguém acredita nisso no clube. O Flamengo, líder do Grupo B com 16 pontos, teria de perder por boa diferença de gols para o Fluminense; e Botafogo e Bangu (ambos com 13 pontos) derrotarem Resende e Vasco, respectivamente, também por boa margem de gols. Por isso, a tranquilidade de Cuca em escalar uma equipe tão modificada