Sistema de matrícula escolar de 2010 será unificado

06/01/2010 19:32 - Educação
Por Redação

Numa ampla reunião com a presença de diretores de todas as escolas da rede municipal, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) mostraram como será feito o sistema de matrícula de 2010. A novidade deste ano é que, numa ação conjunta com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), ocorrerá uma redistribuição de alunos para atender à demanda.

Segundo o secretário Thomaz Beltrão, as discussões com os técnicos da rede estadual foram importantes porque deixarão o município com a responsabilidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais), enquanto o Estado vai assumir as séries finais.

“As discussões com os técnicos do governo ajudaram a definir estratégias a serem postas em prática. Mas o importante é que se saiba que estamos fazendo um debate interno que encaminhe a melhor aplicação do que foi discutido. A meta é viabilizar a unificação, porque temos que implantar este ano o ensino de nove anos e o Estado pode ser nosso parceiro para ceder parte de seus prédios ociosos”, explicou Thomaz.

Ele lembrou que a união de interesses entre o Município e o Estado atende às indicações do Ministério da Educação (MEC), que está construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação.

A diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, professora Elaine Oliveira, lembrou que o primeiro momento da matrícula visa a garantir a renovação dos 66 mil alunos que já integram a rede. “Para todos estes, as vagas estão garantidas. Em relação às novas vagas, todos os esforços estão sendo feitos para que possamos atender ainda mais alunos”, adiantou Elaine.

A perspectiva para o reinício das aulas na rede municipal é para o mês de março. A data é uma forma de garantir que as unidades que estão com calendário especial - fora do prazo regular - possam se adequar. A dilatação do prazo também será estratégica para que as unidades possam se preparar com a chegada de equipamentos que atendam a nova realidade.

A Semed já iniciou o processo de licitação para aquisição de eletrodomésticos (rede branca), assim como para a compra de seis mil carteiras para o ensino fundamental e mil conjuntos para educação infantil.

Nesse período, também serão convocados mais professores e técnicos administrativos que viabilizem o funcionamento das unidades. A expectativa é que tudo esteja à disposição da Semed até o final do mês de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..