Os acidentes de trânsito levaram 280 pessoas ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, durante o feriadão do Dia do Servidor Público e de Finados. Juntas, as unidades registraram 1.177 atendimentos, segundo os balanços divulgados.

O HEA concentrou o maior número de vítimas do trânsito, com 193 atendimentos, dos quais 130 envolveram motocicletas. No HGE, foram 87 registros, sendo 38 relacionados a acidentes de moto.

Os levantamentos abrangem o período de 30 de outubro a 2 de novembro. Em Arapiraca, o feriadão também incluiu as comemorações pelos 102 anos de emancipação política do município.

No hospital do Agreste, que contabilizou 796 atendimentos, as demais ocorrências de trânsito envolveram colisões, com 36 vítimas; acidentes de bicicleta, com 11; atropelamentos, com oito; acidentes de carro e capotamentos, com quatro registros cada.

Já no HGE, além dos acidentes de moto, foram atendidas 36 vítimas de colisões, sete de atropelamentos e seis de acidentes de bicicleta.

“Em todo feriado prolongado, o trânsito volta a ser o grande responsável pelos traumas que chegam ao HGE. Um acidente de moto costuma exigir cirurgia, internação longa e reabilitação”, afirmou o diretor médico da unidade, Elton Leandro.

Quedas e agressões também mobilizaram os hospitais

As quedas somaram 181 atendimentos no HEA: 125 da própria altura, 46 de altura e dez de animal. A unidade também recebeu 61 pessoas vítimas de pancadas, 55 com corpos estranhos no nariz, na garganta, no ouvido ou no olho e 52 com luxações ou entorses.

No HGE, os casos clínicos representaram a maior parte dos 381 atendimentos, com 197 registros. O hospital também contabilizou 60 vítimas de acidentes casuais, como quedas domésticas, e cinco de acidentes de trabalho.

Os dois hospitais atenderam 45 vítimas de violência. No HGE, foram nove casos de agressão física, oito ferimentos por arma de fogo e seis por arma branca. No HEA, houve dez atendimentos por agressão corporal, sete por arma branca, dois por arma de fogo, dois por violência sexual e um classificado como violência doméstica e/ou outras violências.

O balanço do hospital de Arapiraca também registrou 18 vítimas de picadas de escorpião, dez de mordidas de cachorro e 15 atendimentos por intoxicação. No HGE, cinco pessoas foram atendidas por queimaduras e quatro após tentativas de suicídio.

Hospitais realizaram 73 cirurgias

Durante o período, as equipes realizaram 48 cirurgias no HGE e 25 no HEA, totalizando 73 procedimentos. A unidade de Maceió registrou ainda 120 internações, 136 altas de pacientes internados e 23 transferências para outros hospitais.

*Com assessorias