O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) abriu um procedimento para acompanhar uma denúncia contra policiais de um batalhão especializado da Polícia Militar. Os agentes são acusados de invadir residências, agredir um morador e atuar sem mandado judicial em um condomínio de Maceió. A informação foi divulgada no Diário Oficial do órgão de controle nesta quarta-feira (14).

Segundo o denunciante, o caso ocorreu em 10 de janeiro deste ano. Os militares teriam entrado no condomínio aproveitando a passagem de um morador e, em seguida, realizado incursões em diferentes imóveis sem autorização.

O homem relatou que teve a casa arrombada por volta da meia-noite depois de questionar a ausência de mandado judicial. Ele afirma ter recebido golpes no rosto e sofrido estrangulamento com a aplicação de um “mata-leão”.

Ainda conforme a denúncia, os policiais revistaram a residência, mas não encontraram nem apreenderam materiais ilícitos. Após a ação, o morador teria constatado o desaparecimento de R$ 12 mil destinados ao pagamento de despesas.

A Corregedoria-Geral da PM informou ao Ministério Público que abriu uma investigação preliminar em 19 de janeiro para apurar o episódio.

O MP agora cobrará informações atualizadas sobre as diligências realizadas, o estágio da apuração interna e a eventual conclusão do procedimento.

A publicação não identifica os policiais, o batalhão especializado ou o condomínio onde o caso teria ocorrido. As acusações ainda estão sob apuração.