Maceió recebe, nesta sexta-feira (16), o I Encontro Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. O evento será realizado das 8h às 12h, no auditório do Ministério Público de Alagoas (MPAL), no bairro do Poço, com foco na segurança alimentar e na formulação de políticas públicas para essas comunidades.

A iniciativa ocorre no Dia Mundial da Alimentação e pretende discutir os desafios enfrentados por esses grupos para garantir o direito à alimentação adequada, além de ampliar sua participação nas decisões do poder público.

Com o tema “Inovar hoje, alimentar o amanhã: saberes ancestrais e políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional”, o encontro reúne representantes das comunidades tradicionais, gestores públicos e instituições para discutir demandas e propostas voltadas à segurança alimentar e nutricional.

A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió (CONSEA Maceió), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDES), pelo Núcleo de Direitos Humanos e Diversidade Étnico-Racial do MPAL, pela Escola Superior do Ministério Público de Alagoas (ESMPAL) e pelos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

A programação começa às 8h, com credenciamento, seguido da abertura oficial, às 8h30. Às 9h, o painel “Ancestralidade que alimenta” terá a participação de Clébio Ifatomisin, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e Nadja Cabral, coordenadora da União Ekedys de Alagoas.

Às 10h30, uma oficina prática vai discutir os problemas de insegurança alimentar enfrentados pelas comunidades e reunir propostas para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió. A atividade contará com a participação de Mariana Rodrigues, pesquisadora das comidas sagradas dos Orixás, e Alexandra Beurlen, titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, com atribuição na área dos Direitos Humanos. O encerramento está previsto para as 12h.

Inscrições

O encontro é voltado a representantes das comunidades tradicionais, gestores públicos, conselheiros, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e demais interessados no tema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Escola Superior do Ministério Público de Alagoas (ESMPAL), responsável pela emissão dos certificados: https://ead.mpal.mp.br/enrol/index.php?id=140.

Serviço

Data: 16 de outubro de 2026 (sexta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório Edgar Valente de Lima, 5º andar do prédio-sede do MPAL
Endereço: Rua Pedro Jorge Melo Silva, nº 79, bairro do Poço, Maceió
Inscrições: https://ead.mpal.mp.br/enrol/index.php?id=140