A candidata ao Senado por Alagoas Marina JHC está entre as mulheres que serão eleitas para uma cadeira no Senado nas eleições deste domingo, segundo levantamento publicado nesta sexta-feira (2).

A análise do jornal, baseada nas pesquisas eleitorais mais recentes, indica que a bancada feminina pode passar das atuais 15 para 22 senadoras a partir de 2027. Desse total, 11 seriam novos nomes chegando ao Senado, e Marina JHC aparece entre eles.

O jornal também destaca Marina JHC entre quatro ex-primeiras-damas que aparecem em posição competitiva para conquistar pela primeira vez uma cadeira no Senado.

A projeção ocorre no momento em que Marina lidera a disputa pelas duas vagas de Alagoas nas pesquisas da reta final.

Segundo o levantamento, das 54 cadeiras do Senado em disputa neste ano, 16 podem ser conquistadas por mulheres. Somadas às seis senadoras com mandato até 2031, a bancada feminina poderia alcançar 22 integrantes, o equivalente a 27,1% das 81 cadeiras da Casa.

Para fazer a projeção, o Estadão considerou as duas primeiras colocações das pesquisas mais recentes da Quaest nos estados e no Distrito Federal.