Quando, o Senador  da República, Renan Calheiros  fez o convite para uma conversa,  esta ativista, Arísia Barros, das Alagoas dos Palmares, aceitou de pronto , com  muitíssimo bom grado, porque uma das qualidades de Renan Calheiros, ( que esta ativista gosta muito)  é a capacidade de amealhar conhecimentos, de forma assertiva e didática.

Nesse atual processo político, eleitoral e  com tanta gente rasa de conteúdo, trocar ideias com um senador , de palavras afiadas e narrativas históricas  importantes é um exercício prático de reconectar com a realidade e também, como  crescimento intelectual.

Como esta ativista, Arísia Barros,  é uma mulher de causa, foi logo dizendo das políticas antirracistas, (enfatizando a invisibilidade das mulheres negras), e da urgente necessidade de fortalecimento do compromisso do senador, com a pauta em questão.

Ele reiterou o compromisso com a caminhada.

Não sei se vocês sabem, mas, foi o Renan Calheiros, o senador da República , que potencializou , em 2007, a construção e existência do primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana das duas Américas e o único parque temático cultural afro-brasileiro do País, na Serra da Barriga, em União dos Palmares ,Alagoas.

Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Um investimento histórico e ancestral,  patrimônio que representa parte significativa da história de Alagoas e da sua influência no marco da consciência negra em todo o Brasil.

Um Parque Memorial que agrega todas as crenças.

O legal é que o senador da República, não busca problematizar  ou priorizar crenças alheias 

 ( não é este o papel do estado) e sim  focar esforços para contar  histórias diversas, que se entrelaçam e  mesmo, em um ambiente desafiador, conversam entre si.

Política não deve se constituir em mais  uma Torre de Babel.

Deixa te contar mais, uma coisa:

Foi, a partir da articulação politica do senador, que , em agosto de 2015, protagonizada pelo Instituto Raízes de Áfricas, aconteceu , a sexta edição do  Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta: O Silêncio Plural Sobre o Racismo no Brasil, no  auditório Antonio Carlos Magalhães Edifício do Interlegis, Via N2, Anexo E, Senado Federal. 

Pela primeira  vez , na história, um encontro negro, como iniciativa  das Alagoas de Palmares ocupou o Senado Federal.

Bem bacana, né, não!?

Esta ativista conhece e dialoga com Renan Calheiros, o senador da República, tem  mais de 20 anos, mas, cada conversa sobre as políticas públicas antirracistas é sempre um recomeço.

Ainda há tanto a ser feito!

O senador da República, Renan Calheiros convidou esta ativista para uma conversa.

Conversamos e discutimos estratégias.

Obrigada, Renan!