A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibiu a venda de uma série de produtos anunciados como emagrecedores, além do medicamento Chá Sarapião. As medidas foram divulgadas nesta sexta-feira (14) e impedem a fabricação, distribuição, comercialização, divulgação e uso dos produtos.

Entre os itens atingidos pela determinação estão produtos comercializados com nomes como Milagroso Ervas Mounjaro, Mounjaro Turbo, Mounjaro 3x Turbo e Mounfor X Emagrecedor. Segundo a Anvisa, os medicamentos não possuem registro e são produzidos por empresa desconhecida.

A determinação abrange os seguintes produtos:

Milagroso Ervas Black;

Milagroso Ervas Mounjaro Turbo;

Milagroso Ervas Mounjaro 3x Turbo;

Milagroso Ervas Detox;

Mounfor X Emagrecedor;

Milagroso Ervas Cápsula Azul;

Milagroso Ervas Mounjaro Rosa;

Milagroso Ervas Mounjaro;

Milagroso Ervas Vermelho;

Milagroso Ervas.

Além dos supostos emagrecedores, a Anvisa determinou a apreensão do Chá Sarapião, fabricado pela Natural Ervas Produtos Naturais Ltda., identificada como Farmagon, CNPJ 03.021.976/0001-39.

De acordo com a agência reguladora, o Chá Sarapião não possui registro, notificação ou cadastro na Anvisa. O produto também é fabricado por uma empresa que não possui autorização sanitária para funcionar.

Com a decisão, o Chá Sarapião não pode ser comercializado, distribuído, fabricado, divulgado ou utilizado.

As determinações constam na Resolução RE nº 3.161/2026, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

*Com assessoria