“Muitas pessoas pensam que correr cinco quilômetros não é nada, mas esse percurso pode representar um esforço importante para quem é sedentário. Antes de qualquer atividade física, principalmente da corrida, é fundamental saber se o coração e a capacidade respiratória estão bem”, orienta.
Uma dúvida comum entre os iniciantes é como diferenciar o cansaço provocado pelo exercício de uma falta de ar que pode indicar algum problema. A médica explica que a avaliação antes do início da atividade ajuda a identificar possíveis limitações e dá mais segurança para a prática.
“Quando a pessoa passa por uma avaliação antes de começar a correr, ela tem mais segurança para entender que o cansaço sentido durante a atividade é compatível com o esforço realizado e não consequência de alguma doença”, afirma.
Pessoas com asma ou outras doenças respiratórias também podem correr, desde que estejam com a condição controlada e mantenham acompanhamento médico. No caso dos pacientes com asma, a orientação é seguir o tratamento prescrito e ter a medicação de resgate disponível.
“Quem tem asma pode correr normalmente. O importante é fazer uma avaliação antes da prova e nunca esquecer a bombinha. Se precisar antes, durante ou depois da corrida, ela deve ser utilizada conforme orientação médica”, destaca Fátima Alécio.
A hidratação é outro cuidado importante, principalmente por causa das temperaturas elevadas registradas em Alagoas. Durante o exercício, o organismo perde água e eletrólitos pelo suor, o que pode interferir no desempenho e provocar mal-estar. Por isso, a hidratação deve começar antes da largada e continuar durante a atividade.
Alguns sintomas durante a corrida também merecem atenção. Dor no peito, falta de ar muito mais intensa do que a habitual, tontura ou sensação de desmaio são sinais para interromper o exercício e procurar avaliação médica.
“Corridas acontecem durante todo o ano. Se surgirem sintomas importantes, pare, procure seu médico e volte a correr quando estiver liberado”, orienta a pneumologista.
Quando praticada regularmente e com orientação adequada, a corrida ajuda a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Para os iniciantes, Fátima Alécio também recomenda acompanhamento de um profissional de Educação Física ou assessoria esportiva para adequar o ritmo e a evolução dos treinos às condições de cada corredor.
O Circuito Santa Casa marca as comemorações pelos 175 anos da Santa Casa de Maceió e retoma uma das provas tradicionais do calendário esportivo alagoano. As inscrições seguem abertas até 12 de agosto, ou enquanto houver vagas, pela plataforma Ticket Sports (https://www.ticketsports.com.br/e/santacasa).
A concentração será em frente ao Memorial à República, em Jaraguá. A Corrida Kids terá largada às 15h30. A caminhada e as provas de 5 km e 10 km começam às 16h30.
