O partido Unidade Popular (UP) confirmou a candidatura da jornalista e pedagoga Lenilda Luna ao Governo de Alagoas durante convenção estadual realizada nesta terça-feira (21), em Maceió. 

No mesmo ato político, a legenda oficializou o nome de Jardel Queiroz (UP) como candidato a vice-governador e definiu a postulação de Alexandre Fleming (UP) na disputa por uma vaga no Senado Federal.

Durante o evento de homologação, a candidata destacou que o projeto majoritário do partido pretende representar as demandas da classe trabalhadora e atuar em oposição às estruturas oligárquicas do estado, visando a transformação social em Alagoas.

Esta é a quarta disputa eleitoral consecutiva de Lenilda Luna, de 59 anos. Ela concorreu à Prefeitura de Maceió nas eleições de 2020 e 2024, ocasião em que encerrou o pleito como a terceira candidata mais votada da capital, além de ter disputado uma vaga para a Câmara dos Deputados em 2022.

Com trajetória ligada ao movimento sindical rural e à formação de lideranças no interior alagoano e no sul da Bahia, Lenilda é radialista, ex-diretora da Rádio e TV Educativa de Alagoas e atual servidora da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

A postulante integra ainda o Movimento Luta de Classes (MLC) e o Movimento de Mulheres Olga Benario.

Calendário eleitoral

Pelas regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos e federações têm até o dia 5 de agosto para realizar suas convenções e deliberar sobre as coligações e escolhas de candidatos. 

O registro formal das candidaturas junto à Justiça Eleitoral deve ocorrer até 15 de agosto, com o início oficial da propaganda eleitoral programado para o dia seguinte.

No pleito marcado para o dia 4 de outubro de 2026, os eleitores votarão para os cargos de presidente da República, governador, duas vagas para o Senado Federal, além de deputados federais e estaduais.