A coleta de lixo está suspensa em Maceió nesta segunda-feira (22) devido à paralisação de trabalhadores da limpeza urbana. O movimento, com duração prevista de 24 horas, faz parte de uma mobilização nacional da categoria em defesa da unificação do piso salarial.

A paralisação foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Urbana do Estado de Alagoas (Sindlimp/AL), que orientou os moradores da capital a não colocarem resíduos nas calçadas durante o período de interrupção do serviço.

Segundo o sindicato, a recomendação tem como objetivo evitar o acúmulo de lixo nas ruas, além de problemas causados por animais e pela dispersão dos resíduos. Em comunicado, a entidade pediu que a população mantenha o lixo armazenado em casa até a retomada da coleta. “Não coloque lixo na porta no domingo (21) ou na segunda-feira (22). Segure os resíduos em casa até que o serviço seja restabelecido”, orientou.

Alurb acompanha paralisação

A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (Alurb) informou que acompanha o movimento nacional dos trabalhadores da limpeza urbana e afirmou que está monitorando os impactos da paralisação na capital.

Em nota, a autarquia destacou que, por se tratar de um serviço essencial, irá cobrar das empresas responsáveis o cumprimento da legislação vigente. Segundo o órgão, deverá ser garantida a manutenção mínima de 30% do efetivo em atividade para reduzir os transtornos à população.

A Alurb também informou que mantém diálogo com a categoria e adota medidas para assegurar que os serviços sejam normalizados o mais rápido possível.

Veja a nota na íntegra

A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (Alurb) informa que acompanha o movimento de paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana nesta segunda-feira (22).

Por se tratar de um serviço essencial, o órgão cobrará das empresas responsáveis o cumprimento da legislação vigente, garantindo a manutenção mínima de 30% do efetivo em atividade para reduzir impactos à população.

A Alurb segue monitorando a situação, mantendo diálogo com a categoria e adotando medidas para garantir o restabelecimento dos serviços no menor prazo possível.