A Justiça de Alagoas prorrogou por mais 30 dias a prisão temporária de um professor da rede municipal investigado por estupro de vulnerável contra as próprias alunas, no município de Murici. A decisão foi assinada pela juíza Paula de Goes Brito Pontes, após pedido apresentado pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL). Segundo o órgão, a manutenção da prisão é necessária para garantir o andamento das investigações e evitar possíveis interferências durante a coleta de provas e depoimentos.

De acordo com o Procedimento Investigatório Criminal (PIC), o suspeito teria se aproveitado da função de educador para cometer abusos contra crianças em situação de vulnerabilidade econômica.

O caso teve uma série de desdobramentos judiciais nas últimas semanas. O professor foi preso inicialmente no dia 16 de abril. No dia seguinte, durante audiência de custódia, a prisão foi convertida em preventiva.

Já em 29 de abril, um desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas revogou a prisão em decisão monocrática, permitindo que o investigado respondesse em liberdade. Poucos dias depois, em 7 de maio, o pleno do TJ/AL derrubou a decisão e determinou o retorno imediato do suspeito ao sistema prisional.

Com o prazo da segunda prisão se aproximando do fim, a Promotoria de Justiça de Murici e a 39ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital atuaram em conjunto para solicitar a renovação da medida.

O Ministério Público informou que as investigações seguem em sigilo para preservar as vítimas e suas famílias.

“O Ministério Público reitera que as investigações seguem em andamento no âmbito do PIC, com a adoção de todas as medidas necessárias para o completo esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização do investigado”, afirmou a promotora de Justiça de Murici, Ilda Regina Reis.

O promotor Cyro Blatter, da 39ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital, destacou que a atuação do MPAL reforça o compromisso da instituição no combate a crimes contra crianças e adolescentes, com uma resposta rápida e rigorosa da Justiça.

 

*com informações do MP/AL