O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) iniciou, nesta sexta-feira (1º), um mutirão de atendimento para eleitores que precisam regularizar o título antes do fechamento do cadastro. Apenas na capital, a expectativa do órgão é de que mais de mil pessoas busquem os postos de atendimento e cartórios eleitorais durante o primeiro dia da ação.

O serviço, que se estende até o próximo domingo (3), mobiliza eleitores em Maceió que buscam resolver pendências como títulos cancelados e atualização de dados. De acordo com o TRE/AL, em alguns pontos da capital as filas começaram a se formar ainda durante a madrugada.

Reforço na estrutura e prazos

Para suportar o aumento na demanda desta reta final — cujo prazo definitivo se encerra no dia 6 de maio — o órgão duplicou o número de servidores de plantão. Durante o mutirão, os cartórios eleitorais funcionam até as 14h.

• Atendimento prioritário: Gestantes, idosos e pessoas com deficiência (PcD) possuem prioridade e são atendidos sem necessidade de enfrentar as filas comuns.

• Aviso ao eleitor: A assessoria do TRE reforça que deixar para os últimos dias aumenta o risco de enfrentar esperas prolongadas.

• Interior: Além do fluxo intenso em Maceió, a projeção para o interior do estado é de que cerca de 2 mil atendimentos sejam realizados neste período.

O Tribunal alerta que a regularização é essencial para que o cidadão esteja apto a votar nas eleições deste ano e evite restrições em documentos e serviços públicos.