A realidade de Estrela por décadas escancara um problema grave: a ausência total de serviço de emergência durante cerca de 30 anos sob o comando do grupo político liderado pela deputada Angela Garrote.

Enquanto isso, a população ficava limitada à atenção básica e, em casos urgentes, era obrigada a buscar atendimento fora do município, recorrendo à UPA de Palmeira dos Índios e a cidades vizinhas.

O ponto que mais chama atenção é o contraste com o discurso atual. Da tribuna da Assembleia, surgem críticas e cobranças sobre a saúde. Mas os fatos mostram que, quando esteve no comando do município, não houve a implantação de um serviço essencial como a emergência.

Agora, em poucos dias de gestão, o prefeito Roberto Wanderley já começou a mudar essa realidade: implantou médico 24 horas nos finais de semana e atendimento noturno diário, garantindo assistência à população após o fechamento das unidades básicas.

Além disso, está em andamento a construção de um novo centro de saúde, que permitirá atendimento de emergência 24 horas todos os dias — algo que nunca foi realidade ao longo de três décadas.

O que antes era abandono, começa a dar lugar a uma nova realidade.