O Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, celebrado nesta sexta-feira (20), tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do alcoolismo e das drogas, destacando a prevenção, acolhimento e a importância da busca por ajuda.
Em Maceió, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) Dr. Everaldo Moreira, localizado no bairro Farol, é um serviço especializado em saúde mental e dependência química, que oferece tratamento a pessoas com problemas relacionados ao uso e à dependência do álcool e outras drogas, cujo intuito é reabilitá-las e reinseri-las na sociedade.
O Caps AD exerce um papel fundamental no acolhimento e cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade, ao oferecer um serviço humanizado e especializado. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais de alta qualificação que fornece aos usuários o suporte necessário para a recuperação e reintegração social.
“O Caps AD trabalha com acolhimento, escuta qualificada, construção de Projeto Terapêutico Singular, grupos terapêuticos, atendimento individual, atendimento às famílias e, quando necessário, acolhimento 24 horas. A lógica não é apenas exigir abstinência, mas compreender o sujeito em sua integralidade, respeitando seu tempo e construindo estratégias possíveis de cuidado, inclusive com foco na redução de danos”, destacou a gerente do Caps AD, Suzane Lima.
O serviço especializado conta com 7 leitos masculinos, 5 femininos e 1 infanto juvenil, todos em pleno funcionamento. Em média, o Caps AD recebe entre 50 a 70 usuários por dia, que são distribuídos em grupos terapêuticos e atendimentos individuais com equipe multiprofissional - médico psiquiatra, assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermagem, educação física e farmacêutica.










