A Operação Onda Verde, realizada pela Polícia Militar de Alagoas nessa quinta-feira (12), resultou na apreensão de dezenas de aves silvestres e de uma arma de fogo durante fiscalizações na capital e no interior do estado. A ação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
A iniciativa tem como foco combater a criação ilegal de animais silvestres em cativeiro, além de coibir práticas de caça irregular. As diligências ocorreram nos municípios de Junqueiro, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Porto Calvo e Maceió.
Ao todo, 62 pássaros mantidos irregularmente foram resgatados. A operação também resultou na lavratura de seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por crimes ambientais e em um flagrante por posse irregular de arma de fogo.
No povoado Sapucaia, na zona rural de Junqueiro, os militares apreenderam 20 aves silvestres mantidas ilegalmente. Durante a ação, foi encontrada ainda uma espingarda calibre 32, acompanhada de seis munições — quatro recarregadas e duas deflagradas.
No local, foram registrados auto de prisão em flagrante e auto de exibição e apreensão. Os animais resgatados serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passarão pelos procedimentos necessários.
*Com assessoria










