A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou uma pastelaria no bairro do Vergel na manhã desta quinta-feira (12) após constatar irregularidades sanitárias e a venda de alimentos impróprios para consumo. Durante a fiscalização de rotina, foram apreendidos cerca de 300 kg de queijo sem procedência e armazenado de forma inadequada.

A equipe da Visa verificou que o estabelecimento funcionava sem autorização sanitária, alvará de funcionamento e certificado de controle de pragas. Além disso, o local não cumpria os padrões de boas práticas de manipulação de alimentos estabelecidos pela Anvisa (RDC nº 216/2024).

De acordo com Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, a interdição tem como objetivo proteger a saúde dos consumidores. “O estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo, com multa que pode variar de R$ 180 a R$ 38 mil, podendo ser maior em caso de reincidência. Nosso compromisso é garantir alimentos seguros para quem compra e conscientizar sobre a importância do cumprimento das normas sanitárias”, explicou.

Como denunciar irregularidades

A população pode informar à Visa qualquer estabelecimento que represente risco à saúde pelo telefone (82) 3312-5496, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, disponível 24 horas. As denúncias são anônimas.

*Com informações da assessoria