O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recomendou, nesta quarta-feira (11), a suspensão temporária de consumo e comercialização dos peixes da Lagoa Jequiá, após centenas dos animais terem sido encontrados mortos por pescadores na noite de ontem, em Jequiá da Praia. 

As causas da mortandade dos peixes ainda estão sendo investigadas. Segundo o órgão, a medida funciona como prevenção para evitar danos à saúde da população. 

Em nota, o ICMBio informou que está em campo buscando identificar as causas do evento, recolhendo amostras de pescado, água e resíduos para análise. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Leia a nota do ICMBio

“ÀS PESCADORAS E PESCADORES DA LAGOA DO JEQUIÁ

Tendo em vista os relatos e imagens de um episódio de mortandade de peixes na Lagoa de Jequiá e considerando que as causas dessas mortes ainda estão sendo investigadas, o ICMBIO recomenda que sejam temporariamente suspensos o consumo e a comercialização desses pescados pelo risco à saúde que este consumo pode trazer.

O ICMBIO está em campo buscando identificar as causas do evento, recolhendo amostras de pescado, água e resíduos para análise.

Manteremos todos informados e iremos divulgar qualquer resultado preliminar que venha esclarecer os fatos.”