Desidratação e consumo excessivo de sódio estão entre os fatores associados ao aumento de casos durante o verão

Durante o período de altas temperaturas, os cuidados com a saúde devem ser reforçados. O calor excessivo pode contribuir para o aumento dos casos de cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins. A orientação é da nefrelogista Stephanie Farias e da nutricionista Isis Monteiro, da Santa Casa de Maceió.

De acordo com a nefrologista, o calor favorece a desidratação, o que impacta diretamente o funcionamento dos rins. “Quando a pessoa bebe menos líquidos, a quantidade de urina diminui e ela fica mais concentrada. Isso facilita o acúmulo de substâncias que podem formar as pedras”, explica Stephanie Farias.

Quem já teve uma crise de cálculo renal sabe o quanto a dor pode ser intensa. Geralmente, o desconforto surge de forma repentina, na região lombar, costuma atingir apenas um dos lados do corpo e pode se espalhar para o abdômen inferior e até para a região genital.

O problema é mais comum do que se imagina. Estimativas indicam que cerca de 15% da população mundial enfrenta algum tipo de doença renal. No Brasil, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas convivem com disfunções nos rins. “O cálculo renal aparece com mais frequência em pessoas entre 30 e 50 anos, principalmente em homens, e também em pacientes com diabetes, obesidade e síndrome metabólica”, destaca a nefrologista.

A alimentação baseada em itens mais naturais também faz diferença na prevenção. “O sódio está presente em grande quantidade nos alimentos industrializados, que têm longa vida de prateleira devido ao uso de conservantes e outros aditivos. Embutidos como calabresa, mortadela e produtos semelhantes devem ser evitados”, orienta a nutricionista Isis Monteiro.

Manter o corpo bem hidratado é uma das principais formas de prevenir o cálculo renal. Além de beber água ao longo do dia, outras opções ajudam a reforçar a hidratação. “Chás, água de coco, sucos naturais e frutas com alto teor de água contribuem para uma hidratação mais eficaz no dia a dia”, completa a nutricionista.