Um homem foi autuado por desobediência após interferir de forma insistente em uma ocorrência policial atendida pela Polícia Militar, em Arapiraca. O caso, ao estilo “sabe com quem está falando?”, foi registrado na madrugada deste domingo (8), em um bar, localizado no bairro Boa Vista.

De acordo com o Boletim de Ocorrência da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), a guarnição RP-03, pertencente ao 3º Batalhão da Polícia Militar, atendia uma ocorrência em andamento quando foi abordada pelo homem, que não tinha qualquer relação com os fatos apurados. 

Em tom de intimidação, ele passou a questionar a legalidade do procedimento policial, alegando que a equipe não teria flagrado o suposto som abusivo que motivou a intervenção.

Ainda segundo o registro, o homem tentou desacreditar a ação policial e influenciar a condução dos trabalhos, mesmo não figurando como parte envolvida na ocorrência. “A postura adotada dificultou a adoção das medidas cabíveis, gerou embaraço à atuação estatal e buscou direcionar as decisões da equipe policial”.

Os militares orientaram-no a manter distância e a não interferir nos atos legais em andamento, advertindo que sua conduta poderia configurar ilícito penal. Apesar das orientações, ele persistiu em  intervir no trabalho policial e passou a gravar vídeos da guarnição, “adotando postura considerada intimidatória e constrangedora aos agentes públicos em serviço”, conforme o BO.

Foi relatado também que o homem insistia, de forma reiterada e em tom provocativo, em questionar os nomes dos integrantes da equipe, ao mesmo tempo em que realizava ligações telefônicas para terceiros, solicitando que estes entrassem em contato com a guarnição com o objetivo de interferir na atuação policial.

Diante da conduta, a Polícia Militar confeccionou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência em desfavor do responsável.