Uma ocorrência de furto de cabos de cobre da rede de iluminação no viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal (PRF), no trecho de acesso à Ladeira do Catolé, no bairro Cidade Universitária, foi registrada nesta sexta-feira (6) pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina).

Conforme a assessoria, ao todo, foram furtados aproximadamente 500 metros de cabos, o que equivale a um prejuízo superior a R$ 50 mil aos cofres públicos e compromete o funcionamento do sistema de iluminação em uma das principais vias de acesso à capital.

Segundo o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, esse tipo de crime impacta diretamente na prestação dos serviços públicos e traz prejuízos para a segurança e a mobilidade da população, além de gerar custos adicionais para a recomposição da rede de iluminação.

“Mais uma vez, a iluminação pública é afetada por ações criminosas. O furto de cabos gera prejuízos financeiros e compromete a segurança da população. Mesmo após operações policiais, esse tipo de crime ainda persiste. Por isso, pedimos o apoio da sociedade para denunciar práticas suspeitas. Informações, registros em vídeo ou fotos podem contribuir para a identificação dos responsáveis e para a proteção do patrimônio público”, explicou.

Após uma operação da Polícia Civil de Alagoas (PCAL) no bairro Tabuleiro do Martins, um responsável por um ferro-velho onde eram armazenados cabos de energia e telefonia furtados foi preso em flagrante.

A assessoria informa que as denúncias podem ser realizadas através do Disque Denúncia 181, pelo aplicativo Ilumina Maceió, pelo Disque Luz (0800 031 9055) ou presencialmente na sede da autarquia, localizada na Rua Coronel Pedro Lima, Jaraguá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

“A Ilumina atua para restabelecer o sistema de iluminação no local e reforça a importância da colaboração da população no enfrentamento a esse tipo de crime”, finalizou.

*Com Ascom Ilumina