Maceió, 05 de fevereiro de 2026 - O projeto Mundaú Campeão está com inscrições abertas até esta sexta-feira (6/02) para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, residentes nas comunidades do Vergel do Lago e Trapiche da Barra, em Maceió. A iniciativa oferece aulas gratuitas de futsal e jiu-jitsu, aliando prática esportiva, formação cidadã e desenvolvimento socioemocional. Os interessados devem realizar as inscrições na sede do Instituto Servir, no bairro do Vergel. As dúvidas podem ser tiradas pelo contato: (82) 98771-0620.

Voltado prioritariamente para estudantes da rede pública de ensino, o projeto atende cerca de 100 educandos, promovendo o desenvolvimento motor, técnico e cognitivo, além de competências sociais e emocionais como disciplina, respeito, trabalho em equipe e autoestima. As atividades esportivas são complementadas por ações educativas que abordam temas como inclusão, diversidade, protagonismo juvenil e equidade de gênero.

“O esporte é a porta de entrada, porque ele já faz parte do território. Mas o Mundaú Campeão vai além da quadra. Nosso objetivo é ampliar horizontes, fortalecer valores e criar novas perspectivas de futuro para essas crianças e adolescentes”, destaca Carlos Jorge, responsável pelo projeto.

Além das aulas regulares, os participantes do Mundaú Campeão também vivenciam atividades externas, realizadas em espaços públicos e gratuitos, como parques e equipamentos sociais, proporcionando novas experiências e ampliando o repertório cultural e social dos educandos. Essas ações contribuem para o fortalecimento do vínculo com a cidade e para a formação integral dos jovens.

 

Mundaú Mundo: uma rede de transformação social

 

O Mundaú Campeão integra o conjunto de ações da rede Mundaú Mundo, Organização que atua na transformação de pessoas e territórios por meio do esporte, da educação e da cidadania. Com atuação no Vergel do Lago e no Trapiche da Barra, a Mundaú Mundo promove iniciativas que utilizam o esporte como instrumento de acesso às comunidades, criando um ecossistema que envolve crianças, jovens, famílias, equipamentos públicos e parceiros institucionais.

O projeto conta com o apoio da Braskem, que acredita na iniciativa para o fortalecimento das ações voltadas à inclusão social e à transformação de realidades por meio do esporte.

“A rede Mundaú Mundo tem um papel transformador na vida das comunidades através das suas iniciativas.  O projeto Mundaú Campeão é um exemplo disso, pois ao unir crianças e jovens, em torno de um propósito comum, que é o esporte, consegue mudar realidades e promover mudanças significativas para essas famílias”, reforça Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

As inscrições para o Mundaú Campeão seguem abertas até esta sexta-feira e representam uma oportunidade para crianças e adolescentes participarem de um projeto que promove inclusão, cidadania e desenvolvimento humano por meio do esporte.