A Operação Tríade Criminal, visando desarticular uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas e envolvida em diversos homicídios na região de Palmeira dos Índios, foi deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas nesta quarta-feira (4).

Cinco pessoas foram presas durante a operação. Um terceiro suspeito, de 35 anos, reagiu à abordagem da polícia disparando contra as equipes. Para cessar a ameaça, os policiais revidaram e, diante da agressão atual e iminente, o homem foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

A operação foi acompanhada pelo delegado Alexandre Leite, gestor da Diretoria de Polícia Judiciária 3 (DPJ3), e coordenada pela 5ª Delegacia Regional de Palmeira dos Índios e pela 5ª Unidade de Homicídios, sob o comando dos delegados Rosivaldo Vilar, Rodrigo Temóteo e João Paulo.

Foram cumpridos, ao todo, 45 mandados judiciais, destes, nove mandados de prisão, 31 mandados de busca e apreensão e cinco medidas cautelares diversas da prisão.

Conforme o delegado Rodrigo Temóteo, a operação foi deflagrada em um momento estratégico. “O dia de hoje foi escolhido estrategicamente em razão das prévias carnavalescas, haja vista a necessidade de resguardar toda a população e a saúde pública do tráfico de drogas aqui na região”, ressaltou.

Para o delegado João Paulo, a ação representa um avanço significativo no enfrentamento à criminalidade violenta. “As investigações demonstraram a forte ligação entre o tráfico de drogas e os homicídios ocorridos na região, e essa operação é fundamental para enfraquecer essas estruturas criminosas”, explicou.

A ação contou com o apoio integrado de diversas unidades e forças de segurança, entre elas equipes da Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas, a DPJ3, o Núcleo de Planejamento Operacional da PCAL, coordenado pelo delegado Bruno Tavares, a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), a Coordenação das Delegacias de Homicídios do Interior (DHI), comandada pelo delegado Flávio Dutra, e a Seção Aérea da Polícia Civil de Alagoas (SAER), representando o Departamento Estadual de Aviação (DEA). Também atuaram no suporte operacional o BOPE da Polícia Militar de Alagoas, o 10º Batalhão da PMAL, a DINTER e o 3º BPM/Canil da PMAL.

“A ação é resultado de uma investigação que apontou a existência de um núcleo criminoso estruturado, responsável tanto pela comercialização ilícita de entorpecentes quanto pela prática reiterada de homicídios, em um contexto de domínio territorial e violência sistemática”, informou a assessoria.

O nome da operação faz referência direta às três frentes de atuação do grupo investigado: tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa. A Operação Tríade Criminal materializa a política de enfrentamento determinada pela Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas, baseada na integração investigativa entre as Delegacias Regionais e as unidades de Homicídios.

“Com o apoio de diversas forças de segurança, a ação reforça o compromisso da PCAL com a preservação da ordem pública e a proteção da sociedade, consolidando mais uma operação exitosa no combate ao crime organizado no interior do estado”, finalizou a assessoria.

*Com Ascom PCAL