Na semana passada, durante uma reunião do PL com políticos aliados, muitos entenderam que JHC (PL) sinalizou disposição para liderar um projeto de oposição e entrar na corrida pelo governo de Alagoas.

No entanto, integrantes do próprio grupo do prefeito de Maceió avaliam que a foto do encontro mostra, majoritariamente, vereadores que não disputarão as eleições de 2026 e políticos sem mandato e/ou filiados a outras legendas, e não ao PL.

Na avaliação dessas lideranças, caso o presidente estadual do PL fosse, de fato, candidato ao governo, a reunião teria contado com a presença de prefeitos, deputados em mandato e outras lideranças de peso de todas as regiões do estado.

É uma leitura possível.

O fato é que JHC é um líder carismático, com luz própria, capaz de aglutinar aliados ao seu redor. Ele foi eleito e reeleito prefeito de Maceió sem grandes conchavos políticos com lideranças tradicionais.

Mas a dúvida permanece: essa mesma estratégia funcionaria em uma candidatura ao governo do estado?

A verdade é que, até o momento, ninguém sabe ao certo se JHC será ou não candidato. Em disputas majoritárias de tamanha importância, o esperado seria que a maioria dos apoios já estivesse previamente encaminhada.

Há expectativa de que nesta quarta-feira (4) ocorra uma nova reunião convocada pelo presidente do PL. Resta saber quem estará na foto.