O senador Renan Calheiros (MDB-AL), segundo fontes, quer que o ex-deputado estadual Gilvan Barros - que exerceu seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa - seja candidato a deputado federal pela legenda.

O Solidariedade, presidido em Alagoas por Adeílson Bezerra, também articula para que Gilvan Barros dispute uma vaga na Câmara Federal pelo seu partido

Gilvan é visto como um nome com capacidade de agregar votos à legenda, com potencial para alcançar uma votação mínima acima dos 30 mil votos, desempenho considerado estratégico para fortalecer as siglas na disputa proporcional.  

Essa capacidade eleitoral é avaliada como rara neste momento pré-eleitoral.

No MDB dos Calheiros, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões (AL), foi designado para conduzir as conversas com o ex-deputado. No Solidariedade, as negociações são lideradas por Adeílson Bezerra.

Em 2022, Gilvan Barros concorreu ao cargo de deputado federal pelo PP, partido comandado pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira.  

À época, fontes revelam que promessas de estrutura para a campanha não teriam sido cumpridas. Ainda assim, ele obteve mais de 53 mil votos

Atualmente, Gilvan Barros mantém negócios no Tocantins, onde desenvolve o projeto “Pantanal” e é apontado como o maior produtor de peixe tambaqui do mundo.

O ex-deputado é pai de Gilvan Barros Filho (MDB), que exerce seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Alagoas.