O Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas (Sindav/AL) divulgou nesta terça-feira (3), que o Estado registrou, somente em 2025, mais de 900 denúncias de golpes de falsos advogados, conforme a OAB-AL. Por meio de sua assessoria de Comunicação, o Sindav alertou à população para que esteja atenta e redobre os cuidados para não ser vítima desse golpe.
Utilizando fotos de profissionais reais, logomarcas de escritórios e uma linguagem formal, os estelionatários entram em contato com a vítima por meio do WhatsApp, passando-se por advogados e informando que ela possui valores a receber de processos judiciais. Mas, para liberar e transferir o dinheiro, os criminosos exigem um pagamento antecipado, geralmente via Pix, referente a supostas custas processuais.
Para o presidente do Sindicato dos Advogados, Elias Ferreira, o golpe é cruel, pois explora a ansiedade de quem aguarda uma decisão judicial. "Na maioria das vezes, as vítimas que caem nesses golpes estão passando por um momento de fragilidade emocional ou econômica, tornando-se presas fáceis. Quando os golpistas entram em contato utilizando nomes reais, fotos do advogado verdadeiro e até logomarcas, eles criam uma aparência de legitimidade que confunde o cidadão", explica.
O Sindav/AL reforça que a prevenção é o melhor remédio. A principal orientação é desconfiar de imediato diante de pedidos de dinheiro por mensagem, especialmente se forem solicitações urgentes. "O Sindicato faz esse alerta para evitar que a população sofra prejuízos financeiros graves. Se alguém entrar em contato se dizendo seu advogado e pedindo dinheiro para liberar um alvará, desconfie. A primeira ação deve ser não transferir valor algum e ligar para o número oficial do escritório do seu advogado (não para o número que enviou a mensagem) ou checar o registro na Ordem", orienta o presidente do Sindav/AL, Elias Ferreira.
Confirmação de identidade – Antes de qualquer transação, o cidadão deve confirmar a identidade do profissional, solicitando o número de registro do suposto advogado e conferindo os dados no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), no site da OAB. Outra ferramenta disponível para a população é a plataforma ConfirmADV, pelo site https://confirmadv.oab.org.br/, onde é possível consultar a identidade do advogado inserindo o número de inscrição, o estado em que ele atua e um endereço de e-mail.
Onde denunciar – Caso alguém tenha sido vítima ou alvo de uma tentativa de golpe por falsos advogados, é fundamental fazer o registro da ocorrência no canal oficial da OAB Nacional, clicando no link: https://fiscalizacao.oab.org.br, e também registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia da Polícia Civil ou na delegacia virtual.
*Com Ascom Sindav/AL









