O vereador Leonardo Dias (PL) denunciou, na tarde desta sexta-feira (30), a falta de utilização de ambulâncias entregues pelo Governo Federal (PT) ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Alagoas.
Leonardo foi até o Distrito Industrial, onde os veículos estão guardados e constatou que, mesmo após uma semana da entrega oficial, os veículos seguem parados, sem atender a população, enquanto pacientes aguardam socorro em diversas cidades do estado.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Leonardo Dias afirmou que a visita de Lula a Maceió teve caráter meramente propagandístico. De acordo com ele, apenas sete ambulâncias foram entregues e, mesmo assim, nenhuma entrou em operação. “O que rende foto bonita nem sempre vira socorro na rua”, criticou.
O vereador mostrou que os veículos estão estacionados em um pátio no Distrito Industrial de Maceió. Para ele, a cena simboliza o abandono da saúde pública e a falta de compromisso tanto do Governo Federal quanto do Governo de Alagoas, comandado por Paulo Dantas (MDB). “Ambulâncias que deveriam estar salvando vidas estão largadas, paradas, inúteis”, afirmou.
Dias destacou que municípios como Maceió, Arapiraca, Penedo e União dos Palmares deveriam estar utilizando os veículos, mas seguem enfrentando demora no atendimento de urgência. “Todos os dias pessoas sofrem — e morrem — esperando atendimento”, reforçou.
O vereador destacou ainda que Lula errou ao transformar a entrega em um ato político sem garantir o funcionamento imediato do serviço, enquanto Paulo Dantas falha ao não colocar as ambulâncias em circulação. “Isso não é apenas descaso. É uma irresponsabilidade criminosa”, disparou.
Ao final, Leonardo cobrou uma resposta direta das autoridades federais e estaduais e questionou até quando os veículos permanecerão parados enquanto a população sofre. O vereador também convocou a sociedade a pressionar os governos para que as ambulâncias sejam finalmente utilizadas e cumpram sua função básica de salvar vidas.










