A Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Maceió é testemunha de muitas histórias luta e de superação, como a de Arthur,14 anos, que, no último dia 26 de janeiro, tocou o Sino da Esperança para celebrar a remissão da medula, quando o corpo volta a produzir células saudáveis, após enfrentar dois anos de tratamento contra a leucemia.
O momento simbólico, vivido ao lado de familiares e da equipe multiprofissional da Santa Casa Farol, marcou o fim de um período de incertezas iniciado em 2023, quando veio o diagnóstico.
“Tomamos um susto muito grande e enfrentamos essa batalha até agora, quando meu filho está recebendo a dádiva da cura. Hoje viemos tocar o sino da cura na Santa Casa Farol e só temos gratidão por toda a equipe médica. Deixo a mensagem para que nunca desistam, nunca coloquem o pensamento de que não vão conseguir, de que seria o fim, porque não é”, contou a mãe de Arthur, Manoela Íris Farias Costa.
A oncologista pediátrica Luana Bonfim, que acompanha o paciente desde o início, destacou a complexidade do caso. “Foi um grande desafio. Arthur chegou transferido de outro hospital, em um nível de sofrimento físico e emocional muito intenso. Houve intercorrências ao longo do tratamento, como uma fratura no braço, mas conseguimos avançar. Hoje, a medula está em remissão e ele entra apenas na fase de acompanhamento. Se Deus quiser, ele vai ficar bem para sempre”, afirmou.
Emocionada, a médica também ressaltou o vínculo criado durante o tratamento. “Arthur é um fofo. A mãe e o pai dele sempre muito presentes, muito amorosos. Ele é um doce menino. Fico muito feliz em vê-lo passando por isso como um verdadeiro guerreiro. No começo, fizemos uma brincadeira e dissemos que ele estava em uma luta, e ele passou a se ver como um lutador. Hoje foi o dia em que ele ganhou o cinturão dele.”
LEUCEMIA INFANTIL – A leucemia é o tipo de câncer mais frequente entre crianças e adolescentes, correspondendo a cerca de 30% dos casos de câncer infantil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrou mais de 7 mil novos diagnósticos de câncer infantil e juvenil entre 2023 e 2025.
Entre os principais sintomas da leucemia estão palidez, cansaço excessivo, febre sem causa aparente, manchas roxas ou pontos vermelhos na pele (petéquias), dores ósseas ou articulares, infecções recorrentes e aumento dos gânglios linfáticos. O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais, como hemograma completo e mielograma, além de testes genéticos e de imunofenotipagem.
Ao final da celebração, a mensagem de fé e esperança foi reforçada. “Agradecemos a Deus, a todos que oraram, que tiveram paciência, carinho e cuidado com o Arthur. Desejamos que todas as famílias que hoje passam por um momento difícil também cheguem a esse dia, com alegria e fé”, concluiu Ewerton da Silva Vasconcelos, pai de Arthur.









