O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems) e titular do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, participou nesta quinta-feira (29), na Fiocruz, no Rio de Janeiro da 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2026 para discutir pautas sobre saúde pública de interesse dos municípios brasileiros.
Na oportunidade, foi apresentado o Webdoc Brasil Aqui tem SUS de Erechim/RS; e lançado o livro Envelhecimento na Lusofonia: contrastes, desafios e políticas públicas; além de conteúdos sobre cobertura vacinal+ a dengue e arboviroses; incentivos para fixação dos profissionais do Programa Mais Médicos; resultados do Grupo de Trabalho (GT) - Insulina /MS; e resultados do SUS Digital 2025.
Durante a manhã foram expostos ainda o balanço do Agora Tem Especialistas; escopo do painel de monitoramento da radioterapia e agenda estratégica do Hospital Inteligente.
No período da tarde foi discutida a minuta de portaria que dispõe sobre as regras de registros de informações de produção de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente.
Outro ponto discutido foi a minuta de portaria que dispõe sobre o incentivo financeiro aos municípios e Distrito Federal com equipes de saúde integradas a programas de residência em saúde, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).
Foi ainda pactuado o repasse aos estados para a Estratégia de Vacinação de 2026; apresentada a lista de medicamentos para pactuação referente a Portaria da Assistência Farmacêutica em Oncologia.
Em discussão ainda teve a minuta de portaria que institui diretrizes para a Implementação da Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).









