Um turista, de 82 anos, foi atendido e transportado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta quarta-feira (28), após apresentar hemorragia digestiva e evoluir para insuficiência respiratória enquanto estava a bordo do navio MSC Seaview, atracado no Porto de Maceió. O paciente estava em estado grave e foi encaminhado para um hospital particular da capital.

Segundo o Samu, os primeiros atendimentos foram realizados pela equipe médica da embarcação. Ao assumir a ocorrência em terra, os profissionais constataram que o idoso apresentava hipotensão e necessitava de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Após os cuidados iniciais e estabilização do quadro clínico, o paciente foi transportado em uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com monitoramento contínuo e suporte especializado durante todo o deslocamento até a unidade hospitalar.

 

Programa Saúde no Porto

Para ofertar atendimentos aos turistas que chegam à capital pelo Porto de Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou o Programa Saúde no Porto em 2023. A ação ocorre todos os anos durante a temporada de cruzeiros, que geralmente vai de outubro até abril.

Entre os serviços ofertados estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, testes rápidos de HIV e sífilis, além de encaminhamentos para unidades de saúde mais próximas do Porto de Maceió, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e do Hospital Geral do Estado (HGE), quando necessário.

“A iniciativa possui foco em uma recepção segura e humanizada durante toda a temporada, com a oferta de atendimentos básicos, verificação de sinais vitais e vacinação, para garantir a saúde e o bem-estar dos visitantes”, explicou a coordenadora de ações estratégicas da Sesau, Kécia Alcântara.

*Com assessoria