As provas práticas para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Alagoas passam por mudanças importantes: os candidatos poderão utilizar veículos particulares, manuais ou automáticos, e as etapas de baliza e meia-embreagem deixam de fazer parte do exame. As novidades seguem as modernizações do programa CNH do Brasil e passam a valer a partir desta quarta-feira (28), com a liberação do agendamento pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Com as novas regras, o candidato poderá escolher realizar a prova prática em um veículo do Detran/AL, do Centro de Formação de Condutores (CFC) ou em um veículo particular.

“Essa é mais uma facilidade trazida pela CNH do Brasil, moderno programa do Governo Federal, liderado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Agora, os candidatos vão poder aprender a dirigir usando o carro do pai, da mãe, dos tios, do vizinho, e usar esse mesmo veículo para fazer a prova prática. Isso vai deixar o candidato mais tranquilo, confortável e confiante durante o exame, usando um carro ao qual ele já está adaptado a dirigir”, afirmou o diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também comentou as mudanças em suas redes sociais. “As novas regras da CNH se espalham pelo Brasil e estão revolucionando o país todo! Sai a burocracia, a indústria da reprovação, as amarras do sistema, para dar lugar a oportunidades, educação e aprendizado de verdade, fazendo do cidadão um parceiro por um trânsito melhor e mais seguro, e não um suspeito. Isso é estar do lado do povo!”, destacou.

Novo sistema de pontuação

Outra mudança entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (02), com a implantação do novo sistema de pontuação nos exames práticos, conforme a resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para serem aprovados, os candidatos não poderão ultrapassar 10 pontos, que correspondem às infrações cometidas durante a prova.

Segundo o chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran/AL, Manassés Mesquita, todos os candidatos iniciarão o exame com pontuação zero, e os pontos serão registrados caso ocorram infrações ao longo do percurso.

“Cada infração cometida pelo candidato corresponderá a um ponto, multiplicado pelo peso da infração: peso um para infrações leves; peso dois para médias; peso quatro para graves; e peso seis para infrações gravíssimas”, explicou.

*Com assessoria