A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Fogo Amigo II, com foco no combate a uma organização criminosa especializada na venda ilegal de armas e munições que atuava em Alagoas, além dos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Em Alagoas, a operação reforça o alerta das autoridades para a circulação irregular de armamentos, um fator diretamente ligado ao aumento da violência e à atuação de facções criminosas. As investigações apontam que o estado fazia parte da rota de comercialização e distribuição do material bélico ilegal.
A ação ocorre em uma força-tarefa que envolve o Ministério Público da Bahia, por meio do GAECO, e conta com o apoio do Exército Brasileiro, das Corregedorias das Polícias Militares da Bahia e de Pernambuco, da Cipe-Caatinga (PMBA) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/PMPE).
Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de bens e o bloqueio de valores dos investigados, que podem chegar a R$ 10 milhões, além da suspensão das atividades econômicas de duas lojas responsáveis pela comercialização irregular de material bélico.
Outro ponto grave revelado pela investigação é a suspeita de participação de agentes públicos no esquema. Entre as medidas cautelares determinadas pela Justiça está o afastamento de funções públicas, indicando o envolvimento de servidores do Estado na organização criminosa.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As investigações seguem em andamento, e a Polícia Federal não descarta novas fases da operação, inclusive em Alagoas.










