Neste domingo (25), último dia da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, a Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, apresentou ao público o melhor da culinária artesanal e do empreendedorismo local. No sábado (24), o prefeito Bebeto Barros esteve presente no estande do município, onde prestigiou a cachaça orgânica girauense e participou de diversos encontros com gestores de outras cidades presentes no evento. O final de semana foi marcado pelo destaque ao mercado artesanal e à identidade feminina no ambiente empresarial — uma visão importante para a economia e a tradição sertaneja.

 

Encerrando a participação com chave de ouro, Girau levou ao evento o crochê multicolorido, referência na região e símbolo de independência financeira para muitas mães chefes de família. Com peças caprichadas e o protagonismo feminino como cartão de visita, o estande foi um dos mais visitados e elogiados durante a feira, em Maceió.

 

Outra marca registrada do município é a culinária artesanal. As broas de maracujá, goiabada, além de outros doces e salgados produzidos pela Associação Café na Mesa, mostraram como o trabalho manual tem transformado a vida das idealizadoras do projeto — Maria Josélia, Maria Isabel Araújo e Roseane Anjos. Há 13 anos, a iniciativa promove aprendizado, geração de renda e valorização da mulher girauense.

 

“É um momento enriquecedor e muito importante para nós que fazemos parte da Associação de Mulheres Café na Mesa. Trazer nossos produtos, ver as pessoas elogiando e querendo conhecer o projeto é maravilhoso. Girau tem muitas mulheres talentosas, e a visibilidade que a feira está proporcionando com certeza vai colocar nossa cidade na rota turística. Estamos felizes por representar a força da mulher e a economia empreendedora do nosso município”, declarou Maria Josélia, cofundadora da associação.

 

A feira contou com cerca de 140 estandes, reunindo a diversidade cultural dos municípios alagoanos. Organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o evento recebeu aproximadamente 30 mil visitantes, que puderam vivenciar experiências culturais e artísticas, além de conhecer de perto como a agricultura familiar fortalece o desenvolvimento econômico e social do estado.

 

A crocheteira Eliana Oliveira também participou do evento apresentando sua arte feita com linhas e agulhas. Técnica em enfermagem e apaixonada pelo artesanato, ela levou suas principais peças para exposição, trocou experiências com outras artesãs e incentivou o comércio independente.

 

“Para mim, foi muito gratificante participar de um evento tão grande e cheio de múltiplas identidades. Alagoas é lindo, e Girau tem muito a oferecer. O crochê é minha vida, adoro criar peças novas e posso dizer que ele mudou minha história, além de ser minha principal fonte de renda”, afirmou Eliana.

 

Para o prefeito Bebeto Barros, a participação na feira projetou uma Girau diferente: a cidade da economia familiar, das tradições preservadas e de um povo trabalhador. O gestor acompanhou de perto a movimentação no estande e destacou a visibilidade conquistada junto aos visitantes e aos demais municípios alagoanos.

 

Durante o sábado, penúltimo dia da feira, o prefeito marcou presença em reuniões com equipes técnicas, visitou estandes de outros municípios, fez conexões estratégicas, buscou melhorias para a administração municipal e prestigiou a identidade cultural girauense.

 

“Ver de perto o estande de Girau e perceber a curiosidade das pessoas pela nossa cultura é algo extraordinário. Nossa equipe deu um verdadeiro show de conhecimento e gentileza, representando com maestria a força do nosso povo. A culinária e o artesanato feminino, a cachaça orgânica e a sustentabilidade presente nas peças artesanais mostram a essência do trabalho desenvolvido em Girau do Ponciano e despertam o desejo de conhecer nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

 

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos contou com o apoio das 102 cidades do estado, do Governo de Alagoas, do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac), do Sistema FIEA (Sesi/Senai), do Sebrae Alagoas e de empresas parceiras. O encerramento do evento também foi marcado pela apresentação, na Arena Cultural, da Banda Filarmônica de Girau, João Albuquerque Lima, celebrando a tradição musical em harmonia instrumental.