Uma operação da Polícia Militar flagrou crimes ambientais em municípios da Zona da Mata alagoana e resultou no resgate de 27 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. As ações ocorreram em Branquinha, União dos Palmares, Messias e Murici.

Durante fiscalizações realizadas na segunda-feira (19), equipes do Batalhão de Polícia Ambiental encontraram pássaros presos em gaiolas dentro e fora de residências, muitas delas visíveis da via pública. Os animais não possuíam anilhas de identificação, nem havia autorização dos órgãos ambientais para a posse, o que caracteriza crime ambiental. Os responsáveis foram identificados e tiveram Termos Circunstanciados de Ocorrência lavrados.

Entre as espécies apreendidas estão sibite, canário-da-terra, xexeu-de-bananeira, sanhaço, papa-capim, sabiá, tiziu, galo-da-campina, curió, extravagante e jesus-meu-deus. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), onde passarão por avaliação e receberão os cuidados necessários antes da destinação ambiental adequada.