O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Maceió nesta sexta-feira (23) e escolheu o estado de Alagoas para anunciar a entrega de dois milhões de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, a nível nacional, em cerimônia com a presença do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL).
Antes disso, Lula inaugura a nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios na capital alagoana. A unidade é dedicada a pesquisas aplicadas para fortalecer a agricultura familiar, promover sistemas alimentares sustentáveis e subsidiar políticas públicas voltadas ao meio rural, com foco nas especificidades do Nordeste.
O ato simboliza a articulação entre União, Estado e Município para enfrentar o déficit habitacional, com impactos diretos no Nordeste. A escolha do estado para um anúncio de escala nacional reforça o peso da região na estratégia de investimentos sociais do governo federal.
A visita marca a retomada de uma pauta interna após uma semana de compromissos internacionais do presidente e sinaliza prioridade a entregas sociais e de infraestrutura. Para o Palácio do Planalto, a agenda em Alagoas consolida o estado como vitrine de ações estruturantes nas áreas de moradia e desenvolvimento científico.










