Os diretores e técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) discutiram nesta segunda-feira (19) o planejamento de ações para o primeiro semestre deste ano, com foco no fortalecimento da saúde pública dos municípios alagoanos.

O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), destacou a importância do Seminário de Planejamento que ocorrerá em 2 de fevereiro, cuja pauta será relevante para os gestores e respectivos técnicos de planejamento da saúde municipal.

Segundo ele, o evento trará profissionais de renome do país e do Estado para debater a temática e trazer informações essenciais ao bom andamento do serviço.

O Cosems-AL promoverá em 9 e 10 de março o congresso estadual da instituição, com rica programação e variados conteúdos sobre os desafios versus conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Teremos a participação de representantes do Conasems, Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), dentre outros das esferas estadual e municipal.

Durante a reunião  foram discutidas estratégias junto a sesau com objetivo de minimizar o aumento de casos da Doença Diarreica Aguda (DDA) em Alagoas; e para controlar o número de casos de doença meningocócica no Estado.

Foram também passadas atualizações sobre o projeto Detecta APS (Atenção Primária à Saúde); pagamento do Qualifar; e do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.